Mundo Poeta
Literatura
Laila Murad
Home
Biografia
Poemas
Literatura
Guestbook
Contact Me
Literatura

(APLMP - Laila Murad)

I – Introdução:

Após o descobrimento do Brasil, a Coroa Portuguesa passou a se interessar pelo país e a enviar expedições colonizadoras para dar ciência ao rei de tudo que acontecesse em seu vasto território.

Mais tarde, com o primeiro governador geral e com a missão de catequizar os indígenas, chegaram os primeiros jesuítas, chefiados por Manoel da Nóbrega, marcando o início da organização da vida administrativa, econômica, militar, espiritual e social do Brasil-Colônia.

O trabalho informativo, pedagógico e moral dos jesuítas tem como expoentes as obras dos padres Manuel da Nóbrega, Fernão Cardim e José de Anchieta. Nóbrega, com a carta noticiando sua chegada ao território brasileiro, inaugura, em 1549, a literatura informativa dos jesuítas. Além da vasta correspondência em que relata o andamento da catequese e da obra pedagógica a outros membros da Companhia de Jesus, escreve o Diálogo e também a Conversão do Gentio (1557), única obra planejada e com valor literário reconhecível. Nela, sua intenção é convencer os próprios jesuítas do significado humano e cristão da catequese.

Quanto à valorização literária, José de Anchieta destaca-se como o único autor desta época cuja produção extrapola o caráter meramente histórico. Escreveu poemas líricos, épicos, autos, cartas, sermões e uma pequena gramática da língua tupi. Além do caráter informativo e educacional, algumas de suas criações literárias visavam, apenas, satisfazer sua vida espiritual.

A partir daí fica difícil precisar o momento exato em que surgiu uma literatura brasileira, porque a vida cultural no período colonial estava diretamente ligada à cultura portuguesa. A produção artística e cultural no período colonial estava diretamente ligada à cultura portuguesa e não pode ser considerada brasileira porque quem a produzia - cronistas, viajantes, jesuítas – eram portugueses que aqui se encontravam por um período curto e com finalidade específica, pois não havia ainda nenhuma identificação com a terra e os modelos literários que cultivavam eram totalmente lusitanos.

(Em construção)

 

 

 

 
Home Biografia Poemas Literatura Contact Me